ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A atividade “Casa do Ecolápis” foi divulgada pela coordenadora do programa Eco-Escolas às docentes do 1º ciclo, tendo a docente Anabela Rodrigues abraçado este projeto com os seus alunos de 1º ano. Foi lembrado à turma do 1º A que pertencem à rede Eco-Escolas e que um dos alunos da turma faz parte do Conselho Eco-Escolas do Agrupamento, como representante do 1º CEB. Em seguida, foi proposto à turma o desafio lançado pela Faber- Castell 2023-24, visualizado o respetivo vídeo de apresentação e lido o regulamento do concurso. Foi também trabalhado o conceito de “Ecocasa” e de algumas características que lhe podiam conferir esta designação, bem como as árvores autóctones da região, nas quais poderiam ser construídas as Ecocasas do Ecolápis.
A turma foi dividida em grupos de trabalho e o grupo estruturou o esboço/rascunho do seu projeto numa folha A4, tendo, posteriormente, desenvolvido a ilustração do mesmo numa folha A3, de acordo com o regulamento.
O grupo apresentou o trabalho à turma, referindo a árvore escolhida, os materiais que seriam utilizados na sua construção, as características que lhe conferem o título de Ecocasa e os materiais de pintura utilizados.
Neste trabalho foram utilizados como materiais de pintura lápis de grafite, marcadores, lápis de cor e canetas de gel com glitter.
Foi notório o entusiasmo, envolvimento, motivação e empenho dos alunos no desenvolvimento do projeto/trabalho, que constituiu uma excelente oportunidade para o incremento do trabalho de grupo, bem como o desenvolvimento da consciência ambiental, do conceito de sustentabilidade e da imperiosa necessidade de se preservar a Natureza, o Planeta, que é a casa do Ecolápis e de todos nós.

Neste projeto, foram escolhidos materiais naturais e sustentáveis, tendo a casa do Ecolápis sido construída num castanheiro. Foi usada a madeira de castanheiro e cortiça, nas escadas e no alpendre. Tem um escorrega de madeira para o Ecolápis se divertir. O catavento é feito de cortiça. O baloiço é de madeira, onde se encontra o Ecolápis a baloiçar, e a corda é de sisal.
A casa tem um jardim florido e muito bem tratado pelo Ecolápis.