ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária Clara de Resende (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este projeto desenvolvido com as alunas Juliana Moreira e Iara Morais foi desenvolvido durante algumas aulas no âmbito da disciplina de manualidades do Currículo da educação especial
Inicialmente as alunas desenharam a casa do Eco Lápis e pintaram com lápis de cor. Posteriormente, e com a ajuda da professora, desenhamos a árvore, de forma a ocupar um lugar de destaque na folha e na composição visual. Posteriormente esta foi recortada para ser depois colada na folha do projecto. Uma das alunas desenhou também a escada que daria acesso à casa, pintando-a com lápis de cor.
Depois, cerca de 2 aulas, estivemos na parte exterior da escola a realizar texturas naturais e artificiais através do decalque com lápis de cera. Das várias folhas em formato A3 de texturas escolhemos duas que serviram como fundo da composição visual do nosso projecto. Estas foram recortadas em formato de ondas para criar um efeito de movimento contrastante com o resto da composição estática.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
As árvores são fontes de recursos naturais biológicos e abrigo de numerosas espécies constituindo um habitat perfeito para o nosso Eco- Lápis.
A porta da casa da árvores é colorida fazendo uma clara alusão à multiculturalidade e diversidade o que é importante numa educação que se quer Inclusiva.
As texturas utilizadas são naturais e artificiais e os ramos da árvore que serve de habitat do eco- Lápis assemelham-se a braços abertos, de dedos finos e manuseáveis prontos para "acariciar" quem neles procure abrigo! A natureza é o nosso ponto de abrigo e recursos!