ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

O desafio foi lançado nas turmas dos cursos científico-humanísticos e foram os alunos de Artes Visuais que se envolveram no projeto. Na pesquisa, os alunos selecionaram um tipo de árvore, bem como outros elementos naturais.
Para a realização do desenho foi utilizado grafite, caneta extrafina e uma técnica mista de pintura utilizando aguarelas e lápis de cor.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
No âmbito do desafio Ecolápis proposto pela ABAEE e Faber-Castell, foi sugerida a criação da casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”. Tendo em vista a criatividade e a sustentabilidade, foi idealizada uma pequena casa de madeira com o telhado forrado a musgo posicionada no centro de um salgueiro.
Na edificação da casa, pretendeu-se dar ênfase ao ambiente que a rodeia, construindo um observatório para a contemplação das estrelas, um pequeno lago e posicionou-se a árvore numa ilha voadora. A ilha simboliza a criatividade, a imaginação e o lúdico que nos é permitido criar através do desenho.