ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

O desafio foi lançado nas turmas dos cursos científico-humanísticos e foram os alunos de Artes Visuais que se envolveram no projeto. Na pesquisa, os alunos selecionaram um tipo de árvore, bem como outros elementos naturais.
Na elaboração do projeto foram utilizados papel, lápis de cor e marcadores.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Ecolápis é construída por madeira de bétula e está sustentada num carvalho. Para complementar o ambiente, optou-se por colocar alguns objetos de entretenimento no exterior, um observatório onde existe um telescópio para o Ecolápis observar as estrelas e uma cadeira de relaxamento. A entrada da casa é no tronco da árvore e o acesso ao observatório é através de um passadiço a partir do telhado que é constituído por palha. No lado direito da ecocasa, suspenso num ramo da árvore localiza-se uma roldana para permitir o acesso à água da chuva que se acumula num charco.
O Ecolápis não está isolado do mundo exterior, recebe correspondência e partilha a sua casa com passarinhos que nela construíram o seu ninho.