Escola EB de Alenquer (Alenquer)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito do projeto ECOESCOLAS foi proposta à turma (2.º e 4.ºanos) a participação na atividade acima referida.
Aceite a proposta, a professora mostrou e explorou com a turma o vídeo de apresentação do desafio e o cartaz relativo ao ciclo de produção do lápis (de cor e de grafite) disponibilizado na página do projeto.
Desta forma foram explorados e trabalhados temas como: educação ambiental para a sustentabilidade, preocupação ambiental da criação de novas florestas, cuidados a ter durante o verão com as florestas, entre outros.
Após esta exploração foram mostradas imagens (da página do projeto) como forma motivacional para que cada aluno começasse a imaginar o seu próprio trabalho. Desta forma a turma visualizou trabalhos com várias técnicas de desenho e pintura, bem como trabalhos realizados onde foram identificados os elementos originais e ou criativos.
Metodologia de Trabalho:
No âmbito da educação ambiental e com ajuda dos EE recolha de galhos de arvores de preferência com folhas. Em sala de aula foi feita a identificação do nome da respetiva planta/arvore a que pertencia o material; visualização digital de várias espécies de árvores/plantas e observação da forma das folhas;
Pesquisa e visualização de várias casas de madeira e casas em árvores;
montagem de uma composição com o material natural trazido de casa em folha A4 e posterior ampliação para A3 (fotocopia);
na fotocopia criação de uma composição com os elementos naturais e com o esboço a grafite (várias durezas) da ECOCASA e do ECOLAPIS;
decalque da composição para aplicação de várias técnicas de pintura, a saber: contorno das folhas a caneta de feltro e pintura das mesmas a lápis de cera; pintura da casa e de outros elementos a café; contorno da madeira da casa, das varandas, das escadas a canetas de feltro e representação dos nós e linhas da madeira a lápis de cor; aplicação de aguarela no sol e na relva e para finalizar aplicação de lápis pastel para dar cor ao céu.
foi colocado na composição o nome da arvore/planta de onde foi retirado o elemento natural utilizado.
Os alunos mostraram-se sempre muito empenhados, participativos e colaborativos em todas as fazes do desenvolvimento deste projeto. podemos contar com a colaboração, em articulação, de uma professora de EVT ( 2º Ciclo).
Todos os trabalhos serão divulgados na página da biblioteca escolar da escola e expostos nos corredores da escola.
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
No âmbito da educação ambiental e com ajuda dos EE recolha de galhos de arvores de preferência com folhas porque desta forma em termos plásticos teríamos o resultado que pretendíamos.