ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Centro Escolar de Santo André (Vila Nova de Poiares)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No âmbito do estudo do meio debateu-se o tema dos fenómenos naturais e da importância da preservação do meio ambiente. Fez-se uma pesquisa sobre a importância das árvores, o seu papel fundamental para o equilíbrio do meio ambiente e para a vida na Terra, os seus benefícios na
produção de oxigénio, na absorção de dióxido de carbono, na melhoria da qualidade do ar, na regulação do clima, na proteção do solo, no fornecimento de alimentos. Referiu-se a sua importância como habitat de muitas espécies de animais, recursos importantes para o ser humano, como madeira, frutas, fibras e medicamentos, benefícios para a saúde mental e física das pessoas, melhorando o bem-estar e promovendo atividades físicas ao ar livre.
Propôs-se a todos os alunos a participação no desafio nas aulas de expressão plástica e por fim fez-se uma seleção dos trabalhos mais criativos.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os materiais utilizados são o bambu, cordas, um pneu usado e tábuas de madeira. Pretende-se usar materiais naturais e usados.
Utilizar materiais naturais como madeira, bambu, palha e pedra ajuda a reduzir a pegada ecológica da construção, pois são renováveis e biodegradáveis. Além disso, a extração desses materiais é menos prejudicial ao meio ambiente do que os materiais sintéticos e permitem uma harmonia com a natureza.