ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Aradas (Aveiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS, desafio da Faber - Castell - Criar a casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”, foi lançado na disciplina de EDUCAÇÃO VISUAL a 3 turmas do 5º ano.
A primeira fase decorreu com a APRESENTAÇÃO DO DESAFIO (vídeo), motivando e sensibilizando os alunos, através do material disponibilizado pela Faber-Castell.
Os alunos assistiram ao vídeo do Ciclo de Vida do Ecolápis na disciplina de Educação Tecnológica e analisaram a Brochura do Ecolápis na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Assistiram ainda, a outros vídeos de SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE. Durante as aulas realizaram-se reflexões sobre o impacto na Natureza, resultante do consumo excessivo e consequente desperdício. Com base nessas reflexões, foi elaborado o ECO CÓDIGO cujo lema é “Reutilizar e criar”, prática recorrente nas disciplinas de ET e EV.
Os conteúdos programáticos foram introduzidos ao longo de todo o processo, recorrendo à METODOLOGIA DE PROJETO.
PROCESSO:
- MOTIVAÇÃO dos alunos através da apresentação e análise de exemplos de casas, de árvores reais com materiais sustentáveis e formas diversas.
- Visualização de árvores e casas estereotipadas versus criativas, com o objetivo de SENSIBILIZAÇÃO PARA A CRIAÇÃO/INVENÇÃO de casa(s) e árvore(s) diferentes, originais e “fora da caixa” colocando a imaginação em prática, sublinhando que todas as ideias seriam válidas.
- Foram fornecidas algumas orientações em torno da representação de ESBOÇOS (IDEIA), realçando a sua importância na fase criativa e na sua representação.
- Foram realizadas PESQUISAS sobre materiais sustentáveis, árvores e casas, registadas em esboços, com o objetivo de desenvolver o processo criativo.
- Realização de ESBOÇOS (ESTUDOS) a lápis de grafite 2HB da casa da árvore, da árvore e de outros elementos tendo em atenção à posição absoluta e relativa dos objetos, à perspetiva e movimento/ação do Ecolápis.
- Análise dos elementos formais da BANDEIRA DO ECO-ESCOLAS e SÍMBOLO FSC (gestão florestal responsável).
- ESCOLHA DA SOLUÇÃO de acordo com os critérios definidos.
- Análise das CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO ECOLÁPIS percecionando a forma e a cor.
- Representação, por observação, do Ecolápis, dando-lhe movimento e determinada ação.
- ESTUDO DE TEXTURAS E COR para a ideia selecionada - (elementos da gramática visual, o valor nas texturas visuais, exemplos de texturas visuais, obtenção de texturas visuais por construção, influência da textura na perceção da cor, luz/cor e transparência/opacidade).
- REALIZAÇÃO DO PRODUTO FINAL – Desenho e pintura da ilustração da EcoCasa em folha de papel cavalinho A3, com materiais riscadores como o lápis grafite, lápis de cor e caneta preta fina para o contorno de alguns pormenores.
- MEMÓRIA DESCRITIVA realizada pelos alunos.
- AVALIAÇÃO -Análise dos trabalhos de acordo com os critérios definidos.
- Seleção de 3 trabalhos, por turma, pelos alunos através do voto.
- Seleção, pela professora, de um trabalho não selecionado pela turma.
- SELEÇÃO DE TRÊS TRABALHOS realizados pelas três turmas, pelo júri composto pela coordenadora do Eco Escola e professores de Educação Visual do 3ºciclo.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Eu desenhei a minha casa com madeira e um telhado de palha, ou seja, com materiais sustentáveis, porque são bons para a construção e para o ambiente. Eu acrescentei outros elementos amigos do ambiente: o ecolápis sentado nas escadas coloridas a apreciar a casa; os amigos do ecolápis, o cão e o gato; um painel solar e uma eólica para produção de energia; uma horta biológica; uma nascente de água vinda das montanhas ao fundo e atrás da casa, porque sem água não há vida; casinha para pássaros; um baloiço de pneu reutilizado; uma caixa de correio; escorrega colorido que parece o arco-íris; um poste de luz com pirilampos; roupas estendidas ao sol a secar e uma caixa de correio.