ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Aradas (Aveiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS, desafio da Faber - Castell - Criar a casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”, foi lançado na disciplina de EDUCAÇÃO VISUAL a 3 turmas do 5º ano.
A primeira fase decorreu com a APRESENTAÇÃO DO DESAFIO (vídeo), motivando e sensibilizando os alunos, através do material disponibilizado pela Faber-Castell.
Os alunos assistiram ao vídeo do Ciclo de Vida do Ecolápis na disciplina de Educação Tecnológica e analisaram a Brochura do Ecolápis na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Assistiram ainda, a outros vídeos de SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE. Durante as aulas realizaram-se reflexões sobre o impacto na Natureza, resultante do consumo excessivo e consequente desperdício. Com base nessas reflexões, foi elaborado o ECO CÓDIGO cujo lema é “Reutilizar e criar”, prática recorrente nas disciplinas de ET e EV.
Os conteúdos programáticos foram introduzidos ao longo de todo o processo, recorrendo à METODOLOGIA DE PROJETO.
PROCESSO:
- MOTIVAÇÃO dos alunos através da apresentação e análise de exemplos de casas, de árvores reais com materiais sustentáveis e formas diversas.
- Visualização de árvores e casas estereotipadas versus criativas, com o objetivo de SENSIBILIZAÇÃO PARA A CRIAÇÃO/INVENÇÃO de casa(s) e árvore(s) diferentes, originais e “fora da caixa” colocando a imaginação em prática, sublinhando que todas as ideias seriam válidas.
- Foram fornecidas algumas orientações em torno da representação de ESBOÇOS (IDEIA), realçando a sua importância na fase criativa e na sua representação.
- Foram realizadas PESQUISAS sobre materiais sustentáveis, árvores e casas, registadas em esboços, com o objetivo de desenvolver o processo criativo.
- Realização de ESBOÇOS (ESTUDOS) a lápis de grafite 2HB da casa da árvore, da árvore e de outros elementos tendo em atenção à posição absoluta e relativa dos objetos, à perspetiva e movimento/ação do Ecolápis.
- Análise dos elementos formais da BANDEIRA DO ECO-ESCOLAS e SÍMBOLO FSC (gestão florestal responsável).
- ESCOLHA DA SOLUÇÃO de acordo com os critérios definidos.
- Análise das CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO ECOLÁPIS percecionando a forma e a cor.
- Representação, por observação, do Ecolápis, dando-lhe movimento e determinada ação.
- ESTUDO DE TEXTURAS E COR para a ideia selecionada - (elementos da gramática visual, o valor nas texturas visuais, exemplos de texturas visuais, obtenção de texturas visuais por construção, influência da textura na perceção da cor, luz/cor e transparência/opacidade).
- REALIZAÇÃO DO PRODUTO FINAL – Desenho e pintura da ilustração da EcoCasa em folha de papel cavalinho A3, com materiais riscadores como o lápis grafite, lápis de cor e caneta preta fina para o contorno de alguns pormenores.
- MEMÓRIA DESCRITIVA realizada pelos alunos.
- AVALIAÇÃO -Análise dos trabalhos de acordo com os critérios definidos.
- Seleção de 3 trabalhos, por turma, pelos alunos através do voto.
- Seleção, pela professora, de um trabalho não selecionado pela turma.
- SELEÇÃO DE TRÊS TRABALHOS realizados pelas três turmas, pelo júri composto pela coordenadora do Eco Escola e professores de Educação Visual do 3ºciclo.

A EcoCasa criada para o Ecolápis tem materiais sustentáveis e ecológicos que pesquisei. Os materiais utilizados foram a madeira, canas de bambu para as paredes, linho para atar, cipós para o telhado, porque são materiais de fácil aquisição, existem na natureza e ao mesmo tempo são ecológicas. O Ecolápis dá as boas-vindas à casa que tem uma bandeira do Eco Escolas e o símbolo de Gestão Florestal Responsável (FSC). Em volta da casa existem outros elementos com materiais sustentáveis e relacionados com o ambiente:
Uma eólica, um cata-vento e um painel fotovoltaico para produção de energia sustentável;
Ecopontos, os amigos do ambiente;
Uma rede de repouso, feita com linho;
Uma horta sustentável ao pé de uma macieira;
Latas de recolha recicláveis, um cano que aproveita a água da chuva;
Um elevador movido à mão;
Uma cascata que dá origem a um rio com peixes e uma ponte de madeira, para tornar a travessia possível;
Um baloiço, uma tirolesa e um escorrega para o entretimento;
Uma piscina coberta, uma cozinha com uma mesa e sala de convívio para os amigos do Ecolápis;
Uma caixa de correio para saber as novidades do ambiente;
Um robot como ajudante do avanço tecnológico nas energias renováveis;
Placa da residência.