ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Aradas (Aveiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS, desafio da Faber - Castell - Criar a casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”, foi lançado na disciplina de EDUCAÇÃO VISUAL a 3 turmas do 5º ano.
A primeira fase decorreu com a APRESENTAÇÃO DO DESAFIO (vídeo), motivando e sensibilizando os alunos, através do material disponibilizado pela Faber-Castell.
Os alunos assistiram ao vídeo do Ciclo de Vida do Ecolápis na disciplina de Educação Tecnológica e analisaram a Brochura do Ecolápis na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Assistiram ainda, a outros vídeos de SENSIBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE. Durante as aulas realizaram-se reflexões sobre o impacto na Natureza, resultante do consumo excessivo e consequente desperdício. Com base nessas reflexões, foi elaborado o ECO CÓDIGO cujo lema é “Reutilizar e criar”, prática recorrente nas disciplinas de ET e EV.
Os conteúdos programáticos foram introduzidos ao longo de todo o processo, recorrendo à METODOLOGIA DE PROJETO.
PROCESSO:
MOTIVAÇÃO dos alunos através da apresentação e análise de exemplos de casas, de árvores reais com materiais sustentáveis e formas diversas.
Visualização de árvores e casas estereotipadas versus criativas, com o objetivo de SENSIBILIZAÇÃO PARA A CRIAÇÃO/INVENÇÃO de casa(s) e árvore(s) diferentes, originais e “fora da caixa” colocando a imaginação em prática, sublinhando que todas as ideias seriam válidas.
Foram fornecidas algumas orientações em torno da representação de ESBOÇOS (IDEIA), realçando a sua importância na fase criativa e na sua representação.
Foram realizadas PESQUISAS sobre materiais sustentáveis, árvores e casas, registadas em esboços, com o objetivo de desenvolver o processo criativo.
Realização de ESBOÇOS (ESTUDOS) a lápis de grafite 2HB da casa da árvore, da árvore e de outros elementos tendo em atenção à posição absoluta e relativa dos objetos, à perspetiva e movimento/ação do Ecolápis.
Análise dos elementos formais da BANDEIRA DO ECO-ESCOLAS e SÍMBOLO FSC (gestão florestal responsável).
ESCOLHA DA SOLUÇÃO de acordo com os critérios definidos.
Análise das CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO ECOLÁPIS percecionando a forma e a cor. Representação, por observação, do Ecolápis, dando-lhe movimento e determinada ação.
ESTUDO DE TEXTURAS E COR para a ideia selecionada - (elementos da gramática visual, o valor nas texturas visuais, exemplos de texturas visuais, obtenção de texturas visuais por construção, influência da textura na perceção da cor, luz/cor e transparência/opacidade).
REALIZAÇÃO DO PRODUTO FINAL – Desenho e pintura da ilustração da EcoCasa em folha de papel cavalinho A3, com materiais riscadores como o lápis grafite, lápis de cor e caneta preta fina para o contorno de alguns pormenores.
MEMÓRIA DESCRITIVA realizada pelos alunos.
AVALIAÇÃO -Análise dos trabalhos de acordo com os critérios definidos.
Seleção de 3 trabalhos, por turma, pelos alunos através do voto.
Seleção, pela professora, de um trabalho não selecionado pela turma.
SELEÇÃO DE TRÊS TRABALHOS realizados pelas três turmas, pelo júri composto pela coordenadora do Eco Escola e professores de Educação Visual do 3ºciclo.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A minha casa tem bolinhas verdes de relva e um teto de madeira laranja. Eu escolhi estes materiais porque podemos retirá-los da natureza. A árvore é mágica com cogumelos e tem um escorrega colorido que dá para a piscina. Eu sou a convidada do Ecolápis, brinco muito no balouço e gosto muito de ajudar o Ecolápis a plantar a horta, tratar da tartaruga e dos peixinhos do aquário. Os passarinhos e as borboletas gostam muito de voar pela árvore porque tem uma bandeira da Eco Escola.