ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Estômbar, Lagoa (Lagoa (Algarve))

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O projeto da casa do Ecolápis iniciou com a exploração dos materiais da Faber Castell para compreender todo o processo de exploração e modificação da matéria-prima (madeira) para confeção dos lápis. Foi também explorado o vídeo da marca sobre os cuidados da emprega relacionados com a sustentabilidade dos ecossistemas.
Após apresentação do projeto / desafio da criação da casa do eco-lápis foi distribuída uma folha A3 a todos os alunos das turmas envolvidas para criarem o seu trabalho com criatividade e autonomia (tanto no desenho, como na pintura).
Foi uma atividade que deixou os alunos muito entusiasmados e motivados a experimentar materiais: lápis de carvão com mina mais mole (B), lápis de cor, canetas de feltro, aguarelas e ceras.
Por fim, as docentes recolheram os trabalhos das 4 turmas envolvidas e foi feita uma seleção dos melhores trabalhos e de entre esses foi eleito o "melhor", que melhor cumpria os objetivos, para participar neste concurso.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do eco-lápis é feita mesmo a partir do tronco da árvore, tentando que a mesma apenas tenha alguns elementos externos e essenciais para manter a casa funcional para o eco-lápis. Deste modo, não são estragados recursos desnecessários e não se fazem grandes alterações nos ecossistemas, permitindo que não haja perturbação das espécies animais e vegetais envolventes.