ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 1/PE da Fonte da Rocha (Câmara de Lobos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A ilustração da casa do Ecolápis foi elaborada pelas crianças da Sala Azul do Pré-Escolar (idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos), no âmbito do Programa Eco-Escolas. Os materiais utilizados para este projeto foram lápis de cor, cores de feltro, lápis de cera e aguarelas (feitas com cores de feltro usadas).
As crianças assistiram à Oficina de Ilustração da Faber-Castell e exploraram o material proposto na página. Também realizaram pesquisas na internet e em livros sobre casas sustentáveis e árvores de diferentes partes do mundo. Numa segunda fase, todas as crianças fizeram individualmente o desenho da árvore, do Ecolápis e da Ecocasa. O melhor desenho foi selecionado, pelo grupo de crianças. Depois, em coletivo, fizeram uma paisagem com lápis de cera e aguarelas. A árvore, a Ecocasa e o Ecolápis foram recortados e colados na paisagem, finalizando a ilustração.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Ecolápis foi construída com materiais ecológicos madeira reciclada e para a sua pintura, tintas naturais.