ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 1/PE da Fonte da Rocha (Câmara de Lobos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O presente trabalho foi elaborado por uma aluna do 3º ano de escolaridade (turma A). A aluna é natural da Letónia, os pais são nómadas digitais e a irmã mais nova frequenta o 1º ano de escolaridade na nossa escola.
A aluna, durante a elaboração do trabalho, desenvolveu a técnica do cubismo no seu desenho, utilizando cores frias e quentes para a sobreposição e decoração do seu trabalho. Quis realizar um desenho dinâmico onde a ilusão e a realidade estão integralmente unidas e interligadas. A casa do Ecolápis está incorporada numa árvore e, consequentemente, o ambiente envolvente cria momentos e espaços sustentáveis e de grande diversão. Foram utilizadas cores quentes e frias de feltro e a técnica de pintura utiizada foi o cubismo, pois foi um movimento que foi trabalhado ao longo do presente ano letivo e consequentemente utilizado na Exposição Anual de Expressão Artística na Baixa da Cidade do Funchal. Este ano o tema da respetiva Exposição é: «As faces do Cubismo» e a artista que nos foi atribuída foi Tarsila do Amaral (artista plástica de origem brasileira)

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Descrição dos elementos naturais para a casa do Ecolápis:
-Sustentabilidade
-Uso do meio ambiente natural
-Casa na árvore
-Trepadeiras (heras)
- Escorregas naturais
- Cores quentes e frias para criar um ambiente natural e sustentável
-Árvore, jardim e flores
-Casa e escorrega em forma de lápis