ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB da Alumieira (Aveiro)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Após auscultação, todos os alunos da EB da Alumieira decidiram abraçar o desafio “Ecolápis”. Numa fase inicial, foi visualizado o vídeo de apresentação do desafio, de modo a conhecer os objetivos e os pormenores da atividade a desenvolver. A seguir, foi explorado o vídeo de apresentação da Faber-Castell, a fim de compreender todo o processo de fabrico dos lápis, da extração da matéria-prima à sua comercialização. Permitiu, também, reforçar e rememorar a importância da sustentabilidade e da preservação da Natureza, e, por inerência, do habitat de muitos seres vivos.
A maioria dos alunos decidiu trabalhar a pares. As crianças começaram por conceber um esboço do seu desenho, realçando os pormenores e os materiais usados na construção da casa da árvore. O material de desenho privilegiado foi o lápis de cor, alguns alunos recorreram ao marcador para salientar os contornos. A proximidade da nossa escola com a natureza, a mata de Mataduços e a Ria de Aveiro, serviu-lhes de inspiração. Alguns recorreram ao computador para desenhar com minúcia os animais que completaram o seu desenho. Para além do entusiasmo, os alunos demonstraram-se empenhados e estiveram plenamente envolvidos na concretização do desafio. De entre todos os desenhos foram escolhidos apenas 3, os outros estão em exposição na escola.
Este é o 1º dos trabalhos escolhidos.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Neste desenho, o Ecolápis, num dos seus longos passeios pela mata de Mataduços, apanhou uns paus e uns troncos caídos que juntou com casca de eucalipto para formar as paredes, as janelas e o teto da sua casa da árvore. Para o Ecolápis a Natureza é nossa amiga e nada se deve desperdiçar!