Escola EB da Alumieira (Aveiro)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória descritiva:
Após auscultação, todos os alunos da EB da Alumieira decidiram abraçar o desafio “Ecolápis”. Numa fase inicial, foi visualizado o vídeo de apresentação do desafio, de modo a conhecer os objetivos e os pormenores da atividade a desenvolver. A seguir, foi explorado o vídeo de apresentação da Faber-Castell, a fim de compreender todo o processo de fabrico dos lápis, da extração da matéria-prima à sua comercialização. Permitiu, também, reforçar e rememorar a importância da sustentabilidade e da preservação da Natureza, e, por inerência, do habitat de muitos seres vivos.
A maioria dos alunos decidiu trabalhar a pares. As crianças começaram por conceber um esboço do seu desenho, realçando os pormenores e os materiais usados na construção da casa da árvore. O material de desenho privilegiado foi o lápis de cor, alguns alunos recorreram ao marcador para salientar os contornos. A proximidade da nossa escola com a natureza, a mata de Mataduços e a Ria de Aveiro, serviu-lhes de inspiração. Alguns recorreram ao computador para desenhar com minúcia os animais que completaram o seu desenho. Para além do entusiasmo, os alunos demonstraram-se empenhados e estiveram plenamente envolvidos na concretização do desafio. De entre todos os desenhos foram escolhidos apenas 3, os outros estão em exposição na escola.
Este é o 2º dos desenhos escolhidos.
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Neste desenho, o Ecolápis utilizou troncos derrubados pela força do vento, nos dias de tempestade, que encontrou na mata de Mataduços, para formar as paredes, e apanhou folhas largas para cobrir o teto, nos dias chuvosos. Para subir até à casa, os ramos grossos da árvore formaram uma escada natural. Nos dias de sol, pode aproveitar o calor e a brisa da ria no seu baloiço.