ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Externato da Quintinha (Loures)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Numa aula de projeto foi atribuído aos alunos do 3 e 4ºano a tarefa de dar resposta ao desafio da Faber- Castell, “A casa do Ecolápis”.
Durante algumas sessões, foram visualizados vídeos e imagens disponibilizados pelo programa Eco Escolas, bem como lidas e exploradas as regras de participação.
Posto isto, houve lugar à pesquisa de casas feitas em árvores e a forma como poderiam construir uma casa na árvore. Durante este processo pensaram nos materiais de pinturas e técnicas que poderiam usar.
Terminado este processo, começaram a sua criação na folha A3. Este trabalho de criação durou algumas aulas de desenho.
Coube aos professores responsáveis pelo projeto Eco-Escola a seleção dos três trabalhos que enviamos. Os mesmos também se encontram expostos na escola.
Os trabalhos foram realizados com diversos materiais, nomeadamente lápis de carvão, lápis de cor, marcadores, caneta preta de ponta fina e, ainda, lápis de cera. Nestes desenhos foram aplicadas várias técnicas de pintura.
Os alunos envolveram-se bastante em todo o processo, realizando o trabalho com motivação. Aderiram com grande entusiasmo à atividade e foram partilhando com os colegas formas de melhorar o seu trabalho.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Nas três situações, a casa do Eco-Lápis foi construída na árvore e respeitou as instruções dadas. Os materiais usados foram os mais naturais possíveis (madeira, lianas, ramos, folhas, canas, …), mostrando a preocupação dos alunos em preservar o meio ambiente.
As cores usadas fazem lembrar um ambiente da Natureza: calmo e harmonioso, que nos transmitem tranquilidade
O Eco-Lápis está presente neste desenho, conferindo cor e dando animação ao mesmo.