ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB Jugueiros (Viseu)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Os alunos visualizaram vídeos e imagens disponibilizados pelo programa Eco Escolas e foram esclarecidas todas as regras necessárias ao cumprimento da aceitação do desafio. Os alunos fizeram variadas pesquisas a fim de saberem mais sobre as possibilidades de construir uma casa em cima de uma árvore. Organizaram uma visita à área circundante da escola, pois esta situa-se num meio urbano, mas rodeada de uma pequena mata com árvores e outras plantas autóctones. Terminado este processo, os alunos começaram a elaborar o seu projeto de construção com a orientação da professora titular de turma. Despois o projeto foi transposto para uma folha A3. A seleção do trabalho a concurso foi feita através de votação.
Foram utilizados materiais diversificados, a salientar: lápis de cor, lápis de carvão, marcadores, canetas de ponta fina, aguarelas e outras. As técnicas utilizadas também foram variadas.

A aluna escolheu uma árvore frondosa para que o Ecolápis tivesse um bom abrigo. A aluna optou por deixar a casa a preto e branco justificando que a mesma ganharia cor quando o Ecolápis com a sua felicidade a fosse habitar.