ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB Jugueiros (Viseu)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Na turma do 3º B, antes iniciar o desafio, foram explicadas as regras aos alunos e foi apresentado o vídeo e imagens disponibilizadas no site. Fizeram-se pesquisas sobre a construção de casas nas árvores e quais os materiais que se poderiam utilizar. Organizaram ainda, uma visita à área circundante da escola, pois esta situa-se num meio urbano, mas rodeada de uma pequena mata com árvores e outras plantas autóctones. Em seguida, os alunos traçaram o seu projeto (como pequenos arquitetos), uma espécie de planificação e traçado do que viria a ser o resultado final. Finalmente desenharam em A3 a casa do Ecolápis. O desenho concorrente foi escolhido por votação. Foram utilizados materiais diversificados, a salientar: lápis de cor, lápis de carvão, marcadores, canetas de ponta fina, aguarelas e outras. As técnicas utilizadas também foram variadas. Todos os alunos gostaram do desafio, houve um grande envolvimento de todos e apesar de ser desenvolvido numa atitude lúdica, não deixou de ser construtora de aprendizagens variadas, uma vez que as pesquisas foram aproveitadas para todas as áreas curriculares, de forma transversal.

O aluno escolheu uma árvore de grande porte onde pudessem ser construídas várias casas, pois o Ecolápis não pode viver sozinho, tal como a maioria dos alunos que vive em apartamentos. Houve um tomar de consciência da necessidade da preservação do meio ambiente, percebendo que fazemos parte desta envolvência e sem a qual não poderemos viver. As cores utilizadas são representativas das paisagens , numa bela manhã de primavera e pretendem transportar-nos para um mundo bonito e em paz.