ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB Jugueiros (Viseu)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio “A casa do Ecolápis” foi proposto aos alunos do terceiro ano (turmas A e B) e aos alunos do quarto ano (turmas A e B).
Os alunos visualizaram vídeos e imagens disponibilizados pelo programa Eco- Escolas; fizeram variadas pesquisas a fim de saberem mais sobre as possibilidades de construir uma casa em cima de uma árvore; organizaram uma visita à área circundante da escola, pois esta situa-se num meio urbano, mas rodeada de uma pequena mata com árvores e outras plantas autóctones. Terminado este processo, os alunos começaram a elaborar o seu projeto de construção que depois foi transposto para o formato A3.Foram utilizados materiais diversificados, a salientar: lápis de cor, lápis de carvão, marcadores, canetas de ponta fina, aguarelas e pastel.Todos os alunos gostaram do desafio, houve um grande envolvimento de todos e apesar de ser desenvolvido numa atitude lúdica, não deixou de ser construtora de aprendizagens variadas, uma vez que as pesquisas foram aproveitadas para todas as áreas curriculares, de forma transversal.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Como o Ecolápis não pode viver sozinho, ele encontra-se rodeado por várias plantas, animais e a casa na árvore. Houve um tomar de consciência da necessidade da preservação do meio ambiente, percebendo que fazemos parte desta envolvência e sem a qual não poderemos viver. As cores utilizadas são representativas das paisagens campestres, numa bela manhã de primavera e pretendem transportar-nos para um mundo bonito e em paz.