ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária Garcia de Orta (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho/desafio "A casa do Ecolápis", foi realizado pelos alunos do 9°I, na disciplina de Educação Visual. Os alunos seguiram as instruções descritas no regulamento do concurso, criando uma casa na árvore cujo Eco-lápis é o elemento protagonista.
Como estavam na altura do Natal quando elaboraram o trabalho, muitos alunos introduziram elementos da época natalícia. Criaram uma casa sobre o próprio lápis, com elementos como raspas de lápis a decorar, ou então fizeram uma simulação como se a decoração fosse realizada e construida por um lápis com vida própria, na maneira como pintaram e desenharam. Muitos integraram "amigos lápis" ou "familiares lápis" a interagir e/ou a "brincar" com o lápis protagonista que é o que está "vestido de vermelho" tal como a mascote do concurso, dado que se tratava do "lar" do lápis, dando destaque ao principal.
Todos eles introduziram gostos pessoais nas suas criações com total liberdade, legitimada pela professora orientadora que deu principal importância à criação, inovação e autonomia, cuja única exigência era que imaginassem uma casa onde os lápis podessem habitar como se tivessem vida própria, daí haver, em alguns trabalhos, elementos da família de materiais gráficos, como por exemplo: uma janela ser um apara-lapis/afia e outros exemplos do género.
O conceito principal da criação da composição visual do trabalho dos alunos, assentou, essencialmente, na línguagem gráfica dos lápis de cor.
Os alunos participaram por iniciativa própria, com bastante empenho e motivação por considerarem o tema muito original e interessante.

Os alunos criaram uma casa sobre o próprio lápis, com elementos como raspas de lápis a decorar, ou então fizeram uma simulação como se a decoração fosse realizada e construida por um lápis com vida própria, na maneira como pintaram e desenharam.