ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio Guadalupe (Seixal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este desafio foi proposto e abraçado por uma classe de crianças de 5 anos.
A educadora lançou algumas questão aos alunos: De que são feitos os lápis?, Qual a importância das árvores?, etc..De seguida apresentou-lhes o Ecolápis e foi este que lhes lançou o desafio de desenhar a sua casa através do video promocional, disponível no regulamento do concurso.
Após um animado e aceso debate onde todos deram a sua opinião, a educadora promoveu um período de pesquisa em que as crianças tiveram oportunidade de assistir a alguns documentários sobre a riqueza das florestas e mais concretamente a importância das árvores.
Estiveram incluídas nesta pesquisa as brochuras e o vídeo sugerido no regulamento do concurso.
Numa fase mais avançada e já com algumas ideias definidas, as crianças foram desafiadas a dar assas à sua imaginação desenhando, pintando com vários materiais (aguarelas, canetas, lápis de cera), recortando e colando.
Foram incluídos nos trabalhos, alguns elementos naturais (folhas e galhos de árvores) e materiais de desperdício (cartão).

Neste trabalho, as crianças aproveitaram as folhas de alguns arbustos que estavam a ser podados pela equipa da jardinagem do colégio.
Decidiram também incluir cartão que já estava no ecoponto azul da sala.
Estes materiais naturais enquadravam-se perfeitamente na ideia do trabalho.