ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O ponto de partida para a realização deste trabalho foi a visualização do vídeo da Faber Castel com a apresentação do desafio.
Outro recurso que muito contribuiu para uma maior motivação para esta atividade, foi a participação na sessão online “Oficina de Ilustração – Ecocasa, a casa do Ecolápis”, no dia 21 de fevereiro pelas 11h. Entusiasmados com as ideias e ferramentas apresentadas pela professora Carla Cardoso, os alunos procuraram descobrir e saber mais sobre como é construída uma casa na árvore.
Para a elaboração dos trabalhos os alunos tiveram à sua disposição, papel diferenciado como A3 normal, aguarela e cavalinho bem como diferentes recursos de pintura: tintas aguarela, lápis de cor, lápis de cera, pastel, guache e marcadores.
Finalmente passaram para o trabalho de ilustração das suas “Ecocasas – As casas do Ecolápis dando asas à sua imaginação e criatividade combinando diferentes modelos e materiais tendo em atenção e concluindo que sustentabilidade e preservação da natureza, só é possível respeitando e utilizando os recursos que a própria natureza nos oferece.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A escada foi construída com corda de sisal e pequenos troncos como degraus.
O baloiço foi feito com canos de vime entrançados formando um arco preso por uma corda de sisal a um cano da árvore.
Para a casa foram utilizadas tábuas, nas janelas colocados pequenos canos.
Passadiço realizado com tábuas presas entre si por cordas a ligar ao escorrega.
Escorrega foi feito com canos e folhas presos com argila.
Afonso Faria – 3.º Ano