ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica 2,3 D. Dinis (Loulé)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Após a apresentação do projeto e depois de uma breve sessão de esclarecimentos, verificou-se que a ideia de uma casa na árvore fazia parte do imaginário de muitos alunos, que até já conhecem o conceito de casa de madeira, assim como da utilidade da cortiça. Num trabalho de articulação entre as disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Ciências Naturais, foi possível ajudar os alunos mais perplexos acerca do que seria uma casa numa estrutura natural, como a da árvore, sabendo que o tronco e ramos tinham de ser preservados e respeitados. Decorreu uma aula ao ar livre para observação, identificação e desenho de árvores do recinto escolar.
Os elementos da forma visual, apesar de estarem desenhados bidimensionalmente, tinham de dar uma noção tridimensional ao desenho, quer pela forma e pela cor e texturas.
As turmas de 5.º ano e uma turma do 7.º ano realizaram o desafio em condições de sala desafiantes, muito diferentes aos que são necessários a este género de trabalho (sem bancadas, sem ponto de água e sem zonas específicas para trabalhar e guardar os materiais). Foram elaborados 30 trabalhos, dos quais foram selecionados estes três.
Desta forma, os materiais usados foram:
Suporte – papel cavalinho 100g/m²;
Riscadores - lápis de grafite (HB); lápis de cor; canetas de feltro; esferográficas e aguarelas;
Outros materiais - borracha branca; apara-lápis e régua (pequena).
Entre as técnicas utilizadas, destaca-se a pintura com bolas de sabão.

Os elementos naturais escolhidos para a estrutura da casa do Eco-Lápis foram a madeira e a cortiça, os troncos/ramos de árvore, folhas secas, relva, palha e flores, pois houve uma preocupação com a sustentabilidade e o impacto ambiental, de forma a que a casa do Eco-Lápis ficasse o mais natural possível e fosse uma extensão do ambiente natural em que se insere.