ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Para esta atividade e para uma melhor interpretação do tema os alunos assistiram no Workshop Online | Oficina de Ilustração “Ecocasa – A Casa do Ecolápis no dia 21 de fevereiro.
Depois da visualização seguiu-se uma visita guiada pela escola identificar as árvores existentes. De seguida escolheu-se uma para servir de modelo. A escolhida foi um carvalho de grande porte e que serve de abrigo do sol em tardes soalheiras, existente no recreio da escola.
Em contexto sala de aula, todos os alunos visualizaram materiais e vídeos da Faber-Castell, foram discutidos os assuntos da poluição, das alterações climáticas, o perigo para as espécies devido à mudança dos seus habitats.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Depois do Workshop começou-se a elaborar o desenho. Como são alunos do JI as suas escolhas recaíram nas propostas visualizadas, nascendo assim a árvore e a casa em cima da árvore pois os lápis são feitos de árvores e estas devem ser elementos a preservar. Por isso o guardião em cima da árvore.
O ecolápis, na da sua casa no cimo da árvore, poderá visualizar e intervir na defesa e proteção do Planeta Terra. Também estará protegido e livre de perigos existentes ao nível do solo.
Foi elaborado um esboço de desenho com lápis de grafite, marcador preto para os realces e de cor da Faber- Castell para pintar algumas zonas.
Depois as crianças jardim de infância em conjunto com os seus encarregados recolheram alguns materiais naturais que serviram para a execução da Casa do Ecolápis. A saber:
1. aparas de lápis;
2. bicos de lápis;
3. corda;
4. cotonetes;
5. paus pequenos;
6. bocadinhos de pinhas;
7. ráfia;
8. Cola.
Após a recolha destes materiais aplicou-se várias técnicas de colagem e pintura para a construção da Casa do Ecolápis.