ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio ECOCASA - A CASA DO ECOLÁPIS foi proposto aos alunos do 7ºano, nas aulas de Educação Visual. Foi proposto aos alunos que observassem no meu meio ambiente árvores onde fosse possível construir uma casa na árvore. Posteriormente assistiram à oficina de ilustração disponibilizada pelo Eco Escolas e começaram a realizar estudos e esboços de várias ideias no diário gráfico. Depois de uma análise cuidada e discussão das várias ideias propostas, cada aluno escolheu uma para fazer em tamanho A3. Foram utilizados vários materiais de pintura e desenho (aguarela, lápis de cor e marcadores).

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Esta árvore não foi inspirada em nenhuma árvore real, foi criada com a imaginação e a casa tem a forma de triângulo por não ser muito comum. Os materiais escolhidos foram essencialmente provenientes da natureza. Foram usados troncos, galhos, lianas, e vidro uma vez que é feito com areia pois, estes elementos, fundem-se com a paisagem envolvente sem a alterar muito. Além disso o uso de materiais naturais e reutilizados ajuda a preservar o meio ambiente.