ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Vinha-Pedreira (Felgueiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Foi feita uma pesquisa na Internet e junto de alguns familiares dos alunos (pais e avós), no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, para posteriormente decidirmos os materiais a utilizar na confeção da nossa Ecocasa.
Depois foi pedido a um aluno, cujos encarregados de educação trabalham numa empresa de calçado da localidade, que oferecessem à escola uma caixa de sapatos, o maior possível, para servir de base à Ecocasa, a Casa do Ecolápis.
As paredes da casa foram revestidas com casca de eucalipto e o telhado com casca de pinheiro.
A cerca, à frente da casa, foi feita com pauzinhos de gelado que os meninos tinham guardado no verão passado e o chão foi feito com uma embalagem de cartão de leite escolar.
Os vidros das janelas foram feitos recorrendo ao plástico da embalagem das bolachas que o João trouxe para o lanche da tarde.
O nosso Ecolápis foi construído com o uso de uma embalagem de iogurte líquido, no corpo; na cabeça um copinho de iogurte danoninho e os membros feitos com pauzinhos de gelado.
As crianças pintaram tudo, montaram, colaram e, por último, desenharam os olhos, o nariz e a boca.
Ficou Ecossorridente!...

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os elementos naturais escolhidos para a construção da casa do Ecolápis foram:
- caixa de cartão;
- casca/fitas de eucalipto;
- casca de pinheiro;
- pauzinhos;
Foram escolhidos estes elementos naturais porque nesta zona, a indústria predominante é a de calçado (caixa de cartão) e as árvores predominantes são o eucalipto e o pinheiro.