ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio de São Gonçalo de Amarante - Escola Católica (Amarante)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho da Ilustração "A Casa do Ecolápis" foi desenvolvido por alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo no âmbito da disciplina de Oferta Complementar "Oficina de Projetos", onde são desenvolvidos os mais variados projetos no âmbito do Programa Eco-Escolas.
Os alunos foram convidados a participar no Desafio "A Casa do Ecolápis" e, após uma análise em grande grupo do regulamento específico, cada aluno começou a fazer uma pesquisa sobre o desafio e sobre as edições anteriores, bem como a indagar conceitos de economia circular e no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Sob orientação das Professoras Coordenadoras do programa Eco-Escolas, os alunos fizeram uma análise do ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis).
Após uma exploração sobre os processos industriais de produção de lápis, sobre a responsabilidade ambiental das empresas produtoras de lápis e sobre a origem da madeira usada na produção global de lápis revestidos de madeira (certificada pelo FSC® ou pelo PEFC), os alunos começaram por produzir um esboço das suas ideias, a trocar impressões sobre as ilustrações de cada um e a pesquisarem técnicas criativas.
Foi com grande entusiasmo que os alunos iniciaram a produção das suas ilustrações, na expectativa de verem materializadas as suas ideias criativas.
Cada aluno desenvolveu a sua ilustração em papel A3 de forma livre e individual, o que contribuiu para uma enorme variedade de ilustrações (cerca de 50) que serviram de suporte a uma exposição no átrio da escola.
Os alunos utilizaram nas suas ilustrações materiais de pintura específicos, como lápis de cor, canetas de feltro e lápis de aguarela. Durante a execução do projeto eram frequentes as reflexões sobre sobre os impactes produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos.
As ilustrações são ferramentas poderosas na educação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social das crianças. Algumas crianças aprendem melhor visualmente do que através de texto escrito ou instrução oral. As ilustrações oferecem uma alternativa eficaz para esses diferentes estilos de aprendizagem.
Foi com grande alegria e entusiasmo que os alunos do 6.ºA e 6.ºB viram os seus trabalhos expostos no átrio da escola e divulgados nas redes sociais das plataformas oficiais.

Para a "Casa do Ecolápis" os alunos escolheram um suporte de madeira com escadinhas de acesso através de uma árvore de apoio. A madeira é um material de construção renovável. Quando proveniente de florestas geridas de maneira sustentável, a madeira pode ser uma opção ecológica, ajudando a reduzir a pegada de carbono das construções.
A árvore de apoio à "Casa do Ecolápis" é uma laranjeira! Árvore de fruto muito frequente na região de Amarante e que apresentavam fruto no momento em que os alunos desenvolveram o projeto. Para além da produção de frutos frescos, saudáveis e nutritivos, as árvores de fruto também atraem polinizadores, como abelhas e borboletas, e outros animais selvagens, promovendo a biodiversidade local. Elas também podem fornecer habitats e alimentos para várias espécies de aves e pequenos mamíferos (tal como se observa no tronco da árvore - um pequeno esquilo).
Em torno da "Casa do Ecolápis" é possível observar pequenas plantas silvestres. As plantas silvestres são fundamentais para a manutenção da biodiversidade porque fornecem habitat e alimento para uma vasta gama de organismos, incluindo insetos, aves e mamíferos, contribuindo para ecossistemas equilibrados e saudáveis.
O Ecolápis encontra-se deitado a relaxar sobre uma manta de piquenique, remetendo para uma variedade de sensações agradáveis, tanto físicas quanto emocionais. A manta foi pintada com recurso às cores do arco-íris. O arco-íris é um símbolo rico e multifacetado que carrega profundos significados culturais, emocionais e espirituais em várias partes do mundo, podendo simbolizar a união de diferentes povos, culturas e crenças, promovendo a ideia de que a diversidade é uma força.
No piquenique, o Ecolápis desfruta de uma cesta com alimentos frescos de origem vegetal, uvas, maçãs, laranjas e morangos. Para além da disponibilidade de nutrientes específicos, consumir frutas locais e sazonais pode ter um menor impacte ambiental comparado ao consumo de alimentos processados, ajudando a reduzir a pegada de carbono.
A "Casa do Ecolápis" ainda apresenta mais um detalhe, as bandeirinhas de festa, feitas de forma artesanal e ecológica, que nos remetem para um ambiente festivo. As bandeirinhas são símbolos universais de celebração e alegria, associadas a eventos especiais. A "Casa do Ecolápis" dos nossos alunos foi representada numa floresta feliz, onde a Natureza é respeitada!