ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Numa fase inicial, foram efetuadas diversas pesquisas digitais sobre casas construídas nas árvores e a sua sustentabilidade ambiental, o que fomentou o desenvolvimento do Projeto.
Fomos passear para observar a natureza nomeadamente as árvores refletindo na possibilidade de em cada uma delas se construir uma casa e os benefícios que poderiam ser retirados ao conviver de tão perto com a natureza.
No passeio as crianças perceberam que a natureza deve ser vivida, protegida e até aproveitada para dar mais qualidade de vida ao ser humano.
Dado o entusiasmo gerado pelas pesquisas e observação de árvores, cada criança decidiu desenhar e pintar com diferentes materiais a “sua” casa na árvore para o Eco Lápis. As famílias foram envolvidas e as crianças trouxerem de casa elementos da natureza para decorar a casa do Eco Lápis, nomeadamente: folhas, paus, fósforos utilizados, cascas de árvores, pinhas, bolotas, tudo materiais naturais tendo como base a sustentabilidade.

Técnicas utilizadas: desenho com marcadores lápis de cera e lápis de cor da Faber-Castell.