ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio do ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS foi proposto aos alunos do 5 ano. Depois
de explicado e debatido o tema na sala de aula, onde foi desenvolvida a problemática da
preservação da natureza e tendo tomado conhecimento que há muito a fazer para preservarmos
a natureza, seguiu-se a exploração dos materiais fornecidos para a realização desta tarefa e
dado a conhecer o processo de fabrico dos lápis (desde a florestação até ao lápis).
Visionamento de um vídeo fornecido pelo Projeto EcoEscolas.
Investigou-se também, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica habitats terrestes e as
espécies que nele existem e realizaram-se várias atividades relacionadas, desde ações de
sensibilização, visionamento de vídeos e elaboração de desenhos sobre a biodiversidade, em
Educação Visual.
Posteriormente, em cada turma do 5º ano, foi feita a selecção dos melhores trabalhos de cada
turma, os trabalhos foram seleccionados pelos próprios alunos, de turmas diferentes, sem
conhecimento de quem os realizou.

Eu sou a Carlota Antunes, frequento o 5º B da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira de Alvaiázere e foi com muito gosto que participei no projecto do Ecolápis. Tive conhecimento deste projecto na disciplina de Educação Visual pelo Professor Carlos Fonseca.
Foi um desafio interessante onde a criatividade surgiu. Inspirei-me numa série infantil que tinha uma
casa na árvore, decidi fazer um tronco grosso para ser mais desafiante. Nunca tinha desenhado uma casa deste tipo antes, mas aprender coisas novas é sempre melhor.
Eu desenhei esta árvore com um tronco muito grosso para que pudesse aguentar a casa feita de madeira e o ecolápis vai subir pela escada feita de corda e tábuas de madeira, produtos naturais.
Fiquei muito feliz quando decidiram que o meu trabalho foi um dos selecionados e ainda mais se ficar no pódio. Usaria os prémios com muito gosto, pois lembrar-me-ia quando ganhei o projeto.