ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica D. Duarte (Viseu)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio foi apresentado à turma AD, pelo professor da Oficina de Artes Visuais em colaboração com a Professora de CN, CD e coordenadora Eco-Escola, num contexto interdisciplinar.
Todos os alunos da turma realizaram um trabalho. Os alunos pesquisaram sobre a personagem "Ecolápis" através de trabalhos dos desafios de anos anteriores, numa 1ª fase e, depois de o conhecerem, pesquisaram, então, numa 2ª fase, sobre o tema "casa na árvore" para poderem iniciar os seus desenhos. O tema da susten
tabilidade foi, paralelamente, trabalhado em CD.
Utilizaram lápis de cores da Faber-Castell para colorirem os seus projetos individuais.

O meu trabalho é constituído por uma ecocasa na árvore que fica em frente de uma floresta com um pequeno lago.
A floresta que pintei simboliza a que a Faber-Castell utiliza para a produção dos seus lápis, tanto de cor, como de grafite.
Por sua vez, a água simboliza a ligação entre a vida aquática e terrestre.
Para a pintura da casa e do cenário de fundo utilizei lápis de cores vivas, contrastantes e diversas. Com estas, procurei estabelecer o equilíbrio entre as formas naturais (árvores, lago e aves) e as geométricas (casa, escadas baloiço e ecolápis), com jogos de sombreados.
Gostei muito deste projeto, pois exercitei muito a criatividade, imaginação e esforço. E, ainda, por apelar à necessidade de estarmos, cada vez mais, atentos ao nosso planeta.