ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica D. Duarte (Viseu)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio foi apresentado à turma AD, pelo professor da Oficina de Artes Visuais em colaboração com a Professora de CN, CD e coordenadora Eco-Escola, num contexto interdisciplinar.
Todos os alunos da turma realizaram um trabalho. Os alunos pesquisaram sobre a personagem "Ecolápis" através de trabalhos dos desafios de anos anteriores, numa 1ª fase e, depois de o conhecerem, pesquisaram, então, numa 2ª fase, sobre o tema "casa na árvore" para poderem iniciar os seus desenhos. Também assistimos à sessão de Oficina de desenho e pintura, online. O tema da sustentabilidade foi, paralelamente, trabalhado em CD.
Utilizaram lápis de cores da Faber-Castell para colorirem os seus projetos individuais.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
O meu projeto é composto por uma casa na árvore sobre o planeta Terra, simbolizando a harmonia de um belo local onde todos poderíamos viver.
O ecolápis, por seu lado, representa a união entre os dois mundos: o planeta Terra e a casa na árvore. Esta simboliza a segurança, a paz e a família.
No trabalho utilizei diversos lápis de grafite e de cor Fabel Castell, sobre papel cavalinho.
Senti-me inspirada, na concretização deste desafio, a seguir comportamentos e atitudes que contribuam para a sustentabilidade, para além de me proporcionar a possibilidade de aliar a isso o gosto pelo desenho.