ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Jardim de Infância Quinta das Hortas (Braga)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Para a realização do desafio ECOCASA – A Casa do ECOLÁPIS, várias etapas foram seguidas ate chegar à elaboração do desenho da casa do ECOLÁPIS pelas duas salas do JI Quinta das Hortas:
-Conversa em grande grupo sobre a nossa grande e única árvore do parque infantil de nome PLÁTANO, fonte de aprendizagem das estações do ano – outono caem as folhas e o parque fica coberto de cores: amarelas, verdes, castanhas e vermelhas…, inverno só com os ramos, primavera com folhas e flores muito pequenas e no verão aparecem os frutos de nome aquénios. Também fazemos trabalhos aproveitando os materiais naturais que a nossa árvore nos dá.
- Com a atividade proporcionada pelo Município de Braga - ECOMOV Braga, que teve como objetivo valorizar e incentivar a aprendizagem e a brincadeira nos espaços exteriores, participamos no projeto “Pegadas do brincar” onde foram desenvolvidas atividades para conhecer espécies de árvores e desenvolvidos trabalhos aproveitando materiais naturais do espaço
Então lançamos um desafio pensador: será que poderíamos fazer uma casa na arvore do nosso parque? Como poderíamos fazer de forma a ser sustentável e a garantir a preservação da natureza? Quais os materiais naturais que poderíamos usar? E onde poderíamos colocar o amigo ECOLÁPIS?!
As crianças elaboraram os seus desenhos conforme a faixa etária e em conjunto com os mais crescidos as educadoras desenharam em ponto grande a casa na árvore com os pormenores retirados e observados nos desenhos.
Foram utilizadas as seguintes técnicas: carimbagem com dedos, folhas, rolhas e pauzinhos, e os seguintes materiais de desenho e pintura: tinta, marcadores, lápis de cor, lápis de cera, aguarelas, lápis de carvão, promovendo novas experiências e novas aprendizagens num elo entre a criatividade artística e a educação ambiental.

A árvore escolhida foi a do parque do JI - PLÁTANO. O telhado da casa inclui as folhas que a própria árvore tem e as cores que apresenta com a mudança da estação do ano. Através das diferentes técnicas e utilizando materiais naturais (rolhas, paus, folhas….) foi sendo construída a casa do ECOLAPIS envolta na natureza integrada em ambiente urbano e promovendo a biodiversidade e a purificação do ar. Daí as crianças quererem também desenharem as borboletas e caracóis utilizando os dedos que aparecem no parque do JI.O ECOLÁPIS tem assim uma casa acolhedora, podendo observar da varanda as crianças a brincar no parque infantil e descer pelas escadas para ir ao encontro delas e participar também no divertimento!