ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio Teresiano (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Foi com entusiasmo que a aluna Ana Jorge abraçou o desafio "Ecocasa - A Casa do Ecolápis/ Desafio Faber Castell 2023-24".
Inicialmente, a aluna assistiu à Oficina de Ilustração "Ecocasa- A Casa do Ecolápis", considerando uma oportunidade de grande valor na apresentação, aprofundamento e exploração do desafio.
Encarnando o papel de "arquiteta", deu largas à pesquisa e à imaginação.
Com recurso a lápis de cor, desenhou a casa de sonho de um lápis amigo do ambiente, localizado nas suas raízes, a mãe árvore.
Uma árvore fauvista, que alberga o Ecolápis, ao centro, no coração da árvore.
A escolha das próprias cores puras, foram também selecionadas pela sua simbologia ao sonho: sonhá-lo e concretizá-lo. Um espaço que cumpre a sua função e também promove a brincadeira e a felicidade.
A casa do Ecolápis, pretende adaptar-se ao meio, sem que o meio tenha de sofrer alterações para que a casa seja construída, respeitando a Natureza.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casinha do Ecolápis, é construída por reaproveitamento do corte de árvores vizinhas em época de poda (que incentiva o crescimento das árvores), como as folhas no telhado, canos finos e largos para a estrutura, base e baloiço.
Pretendeu-se um caminho sustentável com reutilização do que a própria natureza pode oferecer.