ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Redbridge School (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, ao abordar o módulo sobre as propriedades dos materiais, foi introduzida esta atividade do Eco-Lápis, com o objetivo de promover a criatividade, a consciência ambiental e a reflexão sobre a madeira e suas propriedades. Os objetivos desta atividade visaram estimular a imaginação e a expressão criativa, conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, assim como desenvolver a motricidade fina para a realização do mesmo através do desenho e da pintura. Ao abordar a componente modular da disciplina, propriedades da madeira, foi apresentado aos alunos o ciclo do Eco-Lápis, feito pela Faber-Castell, e sua missão de promover uma ecoconsciencialização. Foi promovido o debate para convidar os alunos a refletir sobre como a madeira poderia ser usada como material alternativo à construção tradicional de alvenaria e como pode ser aplicada em Design Sustentável, fazendo um paralelismo com a construção do edifício da nossa escola, que é maioritariamente de madeira. Posto isto, foram apresentadas aos alunos várias imagens de casas na árvore para suscitar inspiração. Foi pedido aos alunos que fizessem um esboço inicial do design da sua ideia, considerando elementos como o formato das janelas, portas, telhado e outras características lúdicas que poderiam ser adicionadas conforme a imaginação dos alunos. Cada aluno foi convidado a executar a atividade, utilizando lápis de cor, marcadores e aguarelas, sendo incentivados a serem criativos na utilização das cores tendo em mente a natureza ao redor, assim como a adição de elementos naturais presentes na natureza. Após terminarem a atividade, os alunos circularam pela sala para reverem os trabalhos uns dos outros, promovendo conversa e discussão sobre as diferentes abordagens criativas dos colegas. Por fim a seleção dos trabalhos foi feita democraticamente pelos alunos das turmas do 5 e 6 ano.

Os elementos selecionados para o desenvolvimento da actividade foi a madeira.