ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Redbridge School (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, ao abordar o módulo sobre as propriedades dos materiais, foi introduzida esta atividade do Eco-Lápis, com o objetivo de promover a criatividade, a consciência ambiental e a reflexão sobre a madeira e suas propriedades. Os objetivos desta atividade visaram estimular a imaginação e a expressão criativa, conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, assim como desenvolver a motricidade fina para a realização do mesmo através do desenho e da pintura. Ao abordar a componente modular da disciplina, propriedades da madeira, foi apresentado aos alunos o ciclo do Eco-Lápis, feito pela Faber-Castell, e sua missão de promover uma ecoconsciencialização. Foi promovido o debate para convidar os alunos a refletir sobre como a madeira poderia ser usada como material alternativo à construção tradicional de alvenaria e como pode ser aplicada em Design Sustentável, fazendo um paralelismo com a construção do edifício da nossa escola, que é maioritariamente de madeira. Posto isto, foram apresentadas aos alunos várias imagens de casas na árvore para suscitar inspiração. Cada aluno foi convidado a executar a atividade, utilizando lápis de cor, marcadores e aguarelas, sendo incentivados a serem criativos na utilização das cores tendo em mente a natureza ao redor, assim como a adição de elementos naturais presentes na natureza. Após terminarem a atividade, os alunos circularam pela sala para reverem os trabalhos uns dos outros, promovendo conversa e discussão sobre as diferentes abordagens criativas dos colegas. Por fim a seleção dos trabalhos foi feita democraticamente pelos alunos das turmas do 5 e 6 ano.

Os elementos naturais selecionados para o projecto foram a madeira. Foi pedido aos alunos que fizessem um esboço inicial do design da sua ideia, considerando elementos como o formato das janelas, portas, telhado e outras características lúdicas que poderiam ser adicionadas conforme a imaginação dos alunos.