ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica do Barreiro (Barreiro)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho foi elaborado, através da metodologia de trabalho de projeto inter-turmas, com a cooperação entre docentes, alunos e uma Encarregada de Educação.
Inicialmente, existiu um trabalho de exploração da natureza envolvente à escola com a observação direta dos elementos naturais que envolvem a paisagem escolar. Procedeu-se ao registo, em desenho, desses mesmos elementos bem como uma apresentação dos pressupostos que envolvem “A casa do Ecolápis”. Finalmente, com muito entusiasmo, os
alunos realizaram o desenho e a pintura final.
Foram utilizados lápis de cor, canetas de feltro e lápis de cor aquareláveis.

Os alunos escolheram os elementos naturais, tais como, troncos, ramos e folhas. A casa está sustentada num tronco e galhos fortes e resistentes. Também existe uma corda que complementa a casa na árvore. Foram escolhidos estes elementos, porque a casa ficará construída numa plataforma mais resistente e esteticamente agradável.