ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Artística e Profissional Árvore (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Este trabalho teve início com a proposta, à turma de participação no Desafio “Ecolápis” pelas professoras de Desenho de representação e Comunicação e de Português. Apresentaram o vídeo de apresentação do desafio, bem como o cartaz, a brochura e o vídeo com o ciclo de vida do Ecolápis, da Faber-Castell. Foram realizadas algumas abordagens e reflexões, pelos alunos, em diferentes disciplinas, sobre os domínios Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Estratégia de Educação Sustentável para a Cidadania e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Também tivemos a oportunidade de assistir ao workshop online da Oficina de Ilustração “Ecocasa - A casa do Ecolápis”.
Desde o início do ano letivo, muitos foram os desenhos diagramáticos de galhos e de árvores e os esboços de objetos e volumetrias tridimensionais, executados a partir da observação direta, para os alunos explorarem as perspetivas lineares e axonométricas, os eixos construtivos, as inclinações, as estruturas, os pontos de inflexão e de concordância.
Depois, com o lançamento deste desafio, foi efetuada uma pesquisa sobre morfologia e espécies de árvores, estruturas e tipologias de casas na árvore. Realizaram-se vários estudos, com diferentes materiais e técnicas de representação. Todos/as os/as alunos/as mostraram-se motivados e desenvolveram trabalho para este desafio e só lamentamos ser uma disciplina com uma carga letiva pequena, dado que temos apenas uma aula de 2 horas, por semana.
Os materiais utilizados para a execução deste trabalho foram: lápis grafite (para estruturar o desenho numa fase inicial), lápis de cor com mina macia, aguarelas e caneta preta de ponta fina.
A participação neste concurso, não só permitiu a exploração de métodos e procedimentos de representação, a experimentação de materiais e técnicas mistas, e o desenvolvimento de um projeto com base em regras específicas e pré-estabelecidas (no regulamento do concurso), como também desafiou a nossa imaginação e criatividade.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Para este trabalho final, optou-se por ilustrar o Ecolápis em família, na sua casa da árvore, junto de um riacho, num cenário bucólico. O Ecolápis é representado, então, com a sua família, a viver num ambiente de paz e harmonia, com semblante feliz por estar a desfrutar de um momento de lazer – o baloiço –, rodeado de plantas e animais. Para tal, fez-se uma pesquisa sobre animais de floresta e o seu simbolismo. Assim, os dois animais escolhidos foram: o veado, animal que simboliza a harmonia que a família sente com a Natureza, e a raposa que representa a adaptabilidade da família ao espaço. Foi também representado um coelho, enquanto exemplo de reprodução e símbolo de fertilidade. A opção de representar o Ecolápis em família tem o objetivo de chamar a atenção para a unidade básica da sociedade e reforçar a ideia de que também na Natureza existem comunidades e famílias.
A árvore escolhida para sustentar a Casa do Ecolápis foi o pinheiro das Caraíbas, a árvore de produção de lápis da Faber-Castel, sendo que a área onde é produzida é uma área protegida, pelo que seria um bom local para a família do Ecolápis residir. A casa é representada inteiramente em madeira, com texturas e cores diferentes consoante os diferentes planos: para os planos horizontais optou-se por tábuas de madeira de cor acastanhada, tais como o carvalho e a nogueira; nos planos verticais das paredes procurou-se representar tábuas esverdeadas de plátano, remetendo para a humidade existente nestes ambientes naturais; e, nos planos inclinados da cobertura, utilizou-se os tons avermelhados da madeira de cerejeira. As cores e texturas utilizadas tiveram o intuito de mostrar a diversidade de tonalidades e veios dos diferentes tipos de madeira.