ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Artística e Profissional Árvore (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Para a concretização deste trabalho, foram realizadas pesquisas sobre elementos da flora brasileira e analisou-se o site da marca, bem como se visualizou o vídeo disponibilizado pela EcoEscolas. Também tivemos a oportunidade de assistir ao workshop online da Oficina de Ilustração “Ecocasa - A casa do Ecolápis”. Em consequência desta investigação integraram-se as folhas de bananeira em representação do telhado da casa do EcoLápis. Já para as paredes e a porta a inspiração surgiu dos detalhes da madeira do pinheiro da espécie Caribbean Pine, já que é desta árvore que vem a madeira utilizada para o fabrico dos lápis da marca Faber Castell. Aliás, os lápis da Faber Castell foram usados para efetuar a ilustração. A participação neste concurso permitiu a experimentação de diversas técnicas mistas, bem como desafiou a imaginação e criatividade dos alunos que refletiram sobre a sustentabilidade, estimulando-se assim a criatividade, ao incentivar-se os alunos a desenvolver e a valorizar competências técnicas e expressivas no âmbito da Ilustração como forma de comunicação artística.

Destacam-se as cores vibrantes e a representação de texturas de madeira, originando uma mancha gráfica que pretende reproduzir as agulhas do pinheiro, aproximando o desenho da naturalidade do frescor e da liberdade que a natureza nos oferece.
Nas fundações da casa, surge um ninho, composto por agulhas do pinheiro, como uma materialização da ideia de conforto natural, associada ao lar do Eco Lápis. Este ninho foi desenhado atendendo à configuração do ninho de alguns pássaros da fauna brasileira, país de onde é proveniente a principal plantação de Caribbean Pine.
O baloiço do Ecolápis remete para a diversão, carisma, felicidade e espontaneidade associados à infância, já que a pintura e o desenho são atividades muito apreciadas pelas crianças, que usam os lápis de cor para dar forma à imaginação, deixando voar as ideias e aprendendo enquanto brincam e pintam.