ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Artística e Profissional Árvore (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

A partir de uma pesquisa prévia que incluiu a análise do site da marca Faber-Castell, dos vídeos disponibilizados pela Eco escolas, de diversos ambientes naturais, bem como reflexões com os alunos e professores, passou-se à materialização das ideias. Para a realização deste projeto, a principal inspiração surgiu a partir da Arte Nova, um estilo arquitetónico e decorativo, caracterizado por linhas ondulantes presentes na natureza quer seja nos veios e na rugosidade das árvores, ou o exoesqueleto de inúmeros insetos. Os lápis da Faber-Castell permitiram produzir tonalidades saturadas e contrastantes, enaltecendo e diferenciando assim a luz interior e exterior da casa, com o intuito de demonstrar que esta casa é calorosa por dentro e fresca por fora, optando-se por cores quentes e frias respetivamente, tornando o ambiente agradável, tal como é pretendido para a casa do Eco Lápis.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Em consequência da investigação prévia simulou-se o aspeto de corais no telhado superior, geralmente originados em águas tropicais, demonstrando a sua função protetora do ecossistema marítimo, mais aproximado das condições do Brasil, país parceiro da Alemanha, na produção dos lápis da marca Faber-Castell. Para representar esta última, o desenho do telhado inferior mimetiza telhados de colmo, próprios de climas temperados.
As janelas, o candeeiro e os detalhes decorativos foram dispostos de modo a formar uma figura esférica, semelhante a pérolas, entrelaçando-se como ligaduras até ao topo da habitação, valorizando a importância da preservação ambiental.
A utilização dos lápis da Faber Castell, único material aplicado, permitiu produzir uma paleta de cores vibrantes e estivais, o que reforçou a aparência onírica e sinuosa da casa e da natureza envolvente.
Deste modo, a casa do Eco Lápis torna-se assim num centro visualmente atrativo, ecoando a urgência da natureza de ser ouvida e aclamada como igual pelos humanos, visto que não se pode negar que a idealização é o primeiro passo para a mudança.