ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Centro Escolar de Alter do Chão (Alter do Chão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A ilustração dos trabalhos foi desenvolvida pela turma do 3.º D, do Centro Escolar de Alter do Chão.
Após a visualização do vídeo de apresentação do desafio, da Oficina de ilustração, os alunos orientados pela responsável da AEC (Atividade de Enriquecimento Curricular) intitulada, Ambienta-te, iniciaram trabalhos de pesquisa sobre técnicas de desenho e pintura e que materiais deveriam utilizar na construção de suas casas, que pretendiam que fossem sustentável e que garantisse a preservação da natureza.
Em seguida individualmente começaram a projetar as suas ideias e criaram com imaginação e criatividade a casa para o Eco lápis. Os trabalhos foram realizados em folhas A3 recicladas, usando lápis de carvão para desenhar e aguarelas para pintar.
Os alunos no decorrer da atividade mostraram-se muito motivados e interessados em todo o processo.
Este trabalho foi elaborado pela aluna, Sara Canarias.
A Ecocasa foi construída num tronco de uma grande árvore e encontra-se inserida num “Clube” para que o Ecolápis possa conviver com muitos amigos. O Ecolápis é muito divertido e brincalhão e todos os dias vai brincar no baloiço com os seus amigos.

Para a construção da casa do Ecolápis foram usados materiais naturais e amigos do ambiente, madeira, folhas, cortiça, cartão… recolhidos numa visita a um Jardim local, “O Jardim do Àlamo”. Para a estrutura/base, foi utilizado um tronco de árvore, nas paredes e telhado foi utilizada cortiça e folhas de árvore (nespereira e louro), nas janelas e porta cartão.