ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Quinta do Conde nº3 (Sesimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A turma E do 1.º ano decidiu participar neste desafio de desenhar a “Ecocasa- A casa do Ecolápis”.
Para sensibilizar as crianças para o tema foi explorado o material disponibilizado sobre o ciclo de vida do Ecolápis e visionado o vídeo de apresentação do desafio.
As crianças mostraram-se interessadas na atividade e sensibilizadas para a necessidade de utilizar os materiais de forma sustentável, evitando o desperdício.
Dialogou-se com as crianças sobre como poderiam desenhar a casa do Ecolápis e que materiais deveriam ser utilizados nessa casa tão especial.
Os trabalhos foram realizados individualmente pelas crianças da turma que iniciaram a atividade fazendo um primeiro esboço da casa do Ecolápis. Após a conclusão do esboço desenharam numa folha A3 a casa imaginada, pintaram com lápis de cor e por fim contornaram o desenho com caneta de feltro.
Após a conclusão dos trabalhos foram selecionados três trabalhos com a ajuda das duas professoras da turma e dos dois professores coordenadores do Programa Eco-Escolas.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Dialogou-se com as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente e que a casa do Ecolápis também deveria ser construída com materiais naturais. Assim os elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis foram madeira, pintada com tintas naturais, ramos, folhas e outros materiais naturais que não prejudicassem o meio ambiente.