ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho (Marinha Grande)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio Faber- Castell, “A casa do Ecolápis” foi apresentado às três turmas de 4.º ano da Escola. Foram visualizados vídeos e imagens disponibilizados pelo programa Eco Escolas, bem como esclarecidas as regras de participação. Posteriormente, a fim de se inteirarem das várias possibilidades de construção de uma casa na árvore realizaram pesquisas nos seus computadores numa aula de TIC.
Terminado o processo de investigação, começaram por projetar, em folha de papel A4, as suas ideias e só depois é que as transpuseram para a folha A3. Todos os alunos participaram e coube às três docentes selecionarem 6 trabalhos que foram colocados a votação a todos os alunos que participaram. Após este processo foram apurados os três trabalhos que agora apresentamos. Todos os trabalhos realizados, cerca de 55, encontram-se expostos na escola, como forma de divulgar, a toda a comunidade educativa, a criatividade de quem os executou. Salienta-se o facto de todos os trabalhos terem sido realizados em contexto de sala de aula sem quaisquer ajuda de um adulto o que deixou todos os intervenientes muito satisfeitos.
Materiais de pintura utilizados
Os trabalhos foram realizados com diversos materiais, nomeadamente lápis de grafite, lápis de cor, marcadores e caneta preta de ponta fina.
Envolvimento dos alunos
Os alunos envolveram-se bastante em todo o processo, realizando o trabalho com muita motivação. Saliento que uma das etapas que mais os entusiasmou foi a pesquisa realizada de forma autónoma e a elaboração do projeto.
Trabalho 3- Maryana Boyek

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Eco-Lápis integrou, de forma harmoniosa, a árvore na qual foi construída e respeitou as características naturais. Os materiais usados foram os mais naturais possíveis (madeira, lianas ramos, …), refletindo a consciência ambiental dos alunos, bem como a sua preocupação em preservar o meio ambiente. As cores usadas adequaram-se à ilustração. Foram acrescentados elementos da natureza. Os valores estão muito presentes nesta ilustração.