ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica do Parque (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A turma do 4ºA da EB do Parque, depois de assistir e participar, no Workshop Online | Oficina de Ilustração “Ecocasa – A Casa do Ecolápis” e de refletir, uma vez mais, sobre as imagens e vídeos partilhados e disponibilizados pelo Programa Eco Escolas sobre as preocupações ambientais, pôs mãos à obra e, cada aluno iniciou a sua criação.
No final, resultaram 20 trabalhos muito criativos. A escolha não foi fácil! A seleção, através de votação, teve lugar numa Assembleia de Turma e foi bastante renhida. Todos os trabalhos estão expostos no átrio da escola, para que toda a comunidade educativa possa admirar a criatividade destes alunos que acolheram, de braços abertos e muito entusiasmo, este desafio.
Os trabalhos foram realizados com diversos materiais: carvões, grafite, marcadores, lápis de cor, pastel de óleo e ainda alguns apontamentos de aguarela.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Ecolápis tem uma entrada especial! Os seus visitantes têm a oportunidade de entrar pelo tronco da árvore e descobrir o interior da mesma. A casa é um misto de influências que refletem as diferentes culturas e origens que, cada vez mais, habitam o nosso país e, consequentemente, as nossas escolas/turmas. O Ecolápis, à entrada, acena e convida, com muita alegria, todos sem exceção.
A árvore encontra-se repleta de folhas verdes, que atingem o céu. Representam a interconexão entre o universo e a natureza. São hinos que manifestam o poder da vitalidade da natureza no seu esplendor. A robustez e a força do tronco transmitem a segurança que a Terra nos dá e a importância eminente de a proteger.