ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Neste trabalho, foi por mim projetada uma casa para o Eco-Lápis rústica, como é possível perceber, simples e com materiais naturais. Após apresentação do desafio, pelos professores Coordenadores do Programa Eco-Escolas, passamos à análise do regulamento e a criação de esboços iniciais com recurso a lápis de cor e folhas de desenho em formato A3.
Inspirada nas casas ninho para os pássaros, com uma janela redonda, e nas clássicas casas do nosso imaginário de infância e dos contos de fadas, de um ambiente perfeito e mágico, intocável pela destruição humana.

Ainda no imaginário tal como das crianças, o EcoLápis pode subir ao observatório noturno, onde tem instalado um telescópio e observar as constelações, o céu noturno limpo e estrelado, sem poluição visual urbana. E de dia a paisagem florestal e natural sem fim, dos seus elementos e seres vivos.
A casa apresenta uma escadaria também em madeira reutilizável, ligada a uma plataforma que conecta com um conjunto de três escadas/pontes, sombolizanda a conexão dos elementos da natureza e o equilíbrio perfeito com a mesma. As escadas ligam a casa a uma Eco-Estufa, ao Eco-Ponto, e a plataforma dá acesso a uma outra escada ao solo. A presença destes elementos na ilustração pretende transmitir a preocupação e sensibilização do personagem pela preservação da natureza, na nossa terra mãe, da correta separação dos resíduos, a eficiência energética e a sustentabilidade. Remete-nos também para uma consciencialização mais ecológica de produção de alimentos e plantas, numa estufa, em modo biológico recorrendo a composto orgânico e a necessidade de descarbonizar as nossas atividades, praticando modos de vida mais sustentáveis e a manutenção de ambientes mais puros e sustentáveis, a estufa tal como a atmosfera terrestre, nas suas condições ideais, permite o equilíbrio térmico e a existência de vida na terra.
Para a ilustração em formato A3, utilizei lápis de cor, na sua maioria Faber Castell.
As minhas escolhas para a representação destes elementos demonstram a minha constante preocupação ambiental e ecológica na preservação dos habitats naturais, utilizando materiais naturais e sustentáveis e a necessidade de todos e cada um de nós tomar consciência da necessidade de alterar os nossos hábitos e tornar o mundo mais sustentável, preservando a natureza para deixar o legado às gerações futuras.
Bianca Barbosa, 11ºRB, EBS de Rebordosa