ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Iniciei o meu trabalho analisando atentamente o regulamento, a conceção da árvore, do ambiente em que se encontraria inserida, os materiais e elementos bem como o enquadramento do seu personagem - o Eco Lápis na sua casa da árvore, primeiro em desenhos esboço, até obter o projeto final. Neste trabalho, como é possível perceber, há uma casa na árvore sustentada por uma forte árvore, que representa a sustentabilidade. Representa a conexão com a Natureza, simplicidade e refúgio, num âmbiente tranquilo e intocável pelo Homem. A construção de uma casa na árvore simboliza o respeito e a proteção para com o meio ambiente. O trabalho foi realizado no âmbito do desafio da ABAEE e Programa Eco-Escolas – A casa do Ecolápis, com o objetivo de criar uma casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”. A ilustração do trabalho foi realizada numa folha A3 e os materiais utilizámos foram lápis de desenho e lápis de cor. Utilizei o desenho livre, colorido com lápis da parceira Faber-Castell.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
O baloiço sugere a alegria e a liberdade, o contacto com o ar puro e a brisa da floresta destacando a importância de escolhas sustentáveis para um futuro melhor. Já o céu, representa a esperança e a possibilidade, num futuro limpo e sustentável, cheio de possibilidades, parecendo estar suspensa numa colina, tocando as núveus e o azul infinito do céu. Foi com enorme prazer que realizei este trabalho. Os objetivos do concurso desafiaram a minha criatividade, uma vez que desenhar, ilustrar e pintar é um dos meus hobies favoritos, ajudando-me a desenvolver o meu sentido estético e obrigaram-me a refletir sobre a importância da sustentabilidade na preservação do planeta.
A casa, na robusta árvore, é construída em materiais naturais e sustentáveis como a madeira. A boa exposição solar e rodeada de janelas que permitem a entrada da luz natural e o equilíbrio térmico da casa, tornando-a mais ecológica e energéticamente eficiente, reduzindo o consumo de energia. A varanda panorãmica e bucólica permitem ao Eco-Lápis apreciar toda a natureza em seu redor, como se o guardião dela fosse. O ramo amputado pretende sensibilizar e passar a mensagem para a preservação da floresta, apelando à redução da desflorestação e abate indiscriminado da floresta, à preservação da mesma e dos recursos naturais, na proteção do ambiente e redução do aumento do efeito de estufa. O Eco-Lápis sorrindo e fazenso-se baloiçar, no baloiço pendurado num dos ramos da árvore promove uma mensagem de harmonia com a Natureza, por meio de práticas sustentáveis, e ilustram a necessidade de um estilo de vida que respeite e preserve os recursos naturais para as gerações futuras.
Naiely Pinto,11ºRB, EBS de Rebordosa.