ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio Dr. Luís Pereira da Costa (Leiria)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho que se apresenta foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Visual, através de uma breve apresentação aos alunos, sobre os objetivos, as condições do projeto a desenvolver e sobre o ciclo de vida do Ecolápis.
Numa fase incial, foi proposto aos alunos, que, individualmente, investigassem sobre diferentes tipos de casas nas árvores, de forma a que aa mesmas tivessem caracteristicas em concordância com a sustentabilidade e preservação da natureza. Posteriormente, desenvolveu-se um rascunho da ideia da casa do ecolápis, bem como do próprio ecolápis. Em seguida, iniciou-se a representação final, que foi finalizada com pintura a lápis de cor.

A Casa do Ecolápis está perfeitamente integrada na estrutura natural da árvore, sendo composta por diversificados elementos da natureza. O telhado é composto por alguns trestroços de madeira, as paredes da casa são feitas em canas de bambu esverdejantes e algumas flores. Ao centro da casa existe uma folha enorme, que serve de porta, na qual observa-se o símbolo da reciclagem, relembrando o observador sobre a importância da reciclagem na preservação dos ecosistemas. O mesmo símbolo também é representado no corpo do ecolápis, enquanto desliza num bonito escorrega colorido que interliga a casa na árvore com o solo. Faz parte do ecosistema um outro ecolápis que está a reciclar uma garrafa de plástico, junto dos três ecopontos. Integram o desenho um conjunto de painéis solares e turbinas eólicas nas montanhas que fazem parte da paisagem. O impacto e a importância não só da reciclagem, como também das energias renováveis é dominante na mensagem do desenho aqui descrito.