ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio Casa - Mãe (Paredes)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A Ecocasa do Ecolápis é um projeto desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas e envolveu alunos de várias turmas do 5º ano. Vamos explorar os detalhes:
Relativamente à Investigação sobre o Tema, os alunos foram desafiados a criar uma ilustração original da "Ecocasa" do Ecolápis em que a ilustração deveria incluir obrigatoriamente os seguintes elementos: - A árvore; - A casa; - A personagem "Ecolápis". Além desses elementos, os alunos podiam acrescentar outros que se enquadrassem no tema sugerido.
Relativamente ao Envolvimento dos Alunos, eles trabalharam individualmente para elaborar os projetos e foram incentivados a explorar diversos materiais e técnicas de desenho e pintura e assistiram a vídeos relacionados ao desafio.
Cada turma teve a oportunidade de expressar sua criatividade e contribuir para a construção da Ecocasa. Concretamente aos Materiais de Pintura Utilizados, os alunos usaram lápis de cor, tintas, pincéis e outros materiais tradicionais de arte para criar as suas ilustrações.
Em resumo, a Ecocasa do Ecolápis é um projeto educativo que promove a consciência ambiental e a criatividade dos alunos, incentivando-os a refletir sobre a importância da sustentabilidade e do consumo consciente.

A árvore é o elemento central da casa e serve como a base sólida e sustentável para a estrutura. A escolha da árvore representa a harmonia com a natureza e a utilização de recursos já existentes, evitando a necessidade de construir uma fundação separada. A parte da casa que se assemelha a uma casa tradicional tem janelas e uma porta. Essas aberturas permitem a entrada de luz natural e a ventilação, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e ar condicionado. As paredes são integradas à árvore, criando uma sensação de aconchego e respeito pelo ambiente natural. O telhado plano da casa possui vasos de plantas alinhados. Essa escolha é chamada de "telhado verde" e tem vários benefícios: - Isolação térmica: As plantas ajudam a manter a temperatura interna da casa; - Absorção de água da chuva: As plantas absorvem a água da chuva, reduzindo o escoamento superficial; - Beleza estética: O telhado verde adiciona cor e vida à casa. O sol a brilhar no canto superior esquerdo representa energia solar e sustentabilidade. A nuvem com gotas de chuva no lado direito acima da casa indica a consideração do clima e a importância da coleta de água da chuva.