ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro (Trofa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE CORONADO E CASTRO
Ano letivo 2023/24
MEMORIA DESCRITIVA DA PARTICIPAÇÃO NA ATIVIDADE
A Casa do Ecolápis
Na disciplina de Oficina Artística, na turma do 9ºC, após a exposição da atividade um grupo de alunos mostrou-se interessado em participar. Tendo por base a preocupação com os incêndios e com o transporte de materiais, os alunos enveredaram pela utilização de materiais naturais. Também para ir de encontro ao estipulado no regulamento do concurso, uma vez que o mesmo, visa reforçar a mensagem da sustentabilidade e preservação da Natureza os alunos desenharam uma casa, com materiais naturais.
Para a idealização da Casa do Ecolápis o grupo de alunos que desenvolveu o trabalho, fê-lo com grande entusiasmo. Seguiram as indicações do regulamento, fizeram pesquisa de árvores e materiais naturais e conceberam o esboço do trabalho. Utilizando lápis de carvão, borracha, folha de papel cavalinho A3 e lápis de cor criaram e ilustraram A Casa do Ecolápis. Elaboraram o trabalho que vai representar a escola no referido concurso como as fotografias colocadas na plataforma Eco-Escolas o demonstram.
Os alunos do 9ºC
Beatriz Ferreira
Gonçalo Ferreira

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os elementos da Casa do Ecolápis tiveram por base a utilização de materiais naturais. Como materiais naturais temos a utilização do colmo (palha) nos telhados, cordas de sisal na escada, rodelas de diferentes tipos de árvores (pinheiro e cerejeira) no gradeamento e ripas nas paredes da casa em carvalho proveniente dos incêndios. Esta escolha tem por base a utilização de matérias-primas naturais que existem nas redondezas, não sendo necessário o transporte e a utilização de materiais menos nobres que é o caso da madeira queimada.