ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio ao ser proposto aos alunos foi muito bem aceite por todos. As turmas envolvidas neste desafio foram duas turmas do 6ºano e uma turma do 5ºano, orientadas por duas professoras diferentes, num total de 73 alunos, cujas idades estão compreendidas entre os 10 e 14 anos. Os alunos iniciaram este trabalho no início do segundo semestre, pesquisando sobre o tema da Floresta, mas também sobre as Plantas Autóctones. A pesquisa e a recolha da informação, constituíram a primeira fase do trabalho, e serviu de estudo para a disciplina de Ciências Naturais. Posteriormente, cada um deu asas à sua imaginação e criatividade e, escolheram uma árvore a seu gosto onde iriam construir a ecocasa do seu Ecolápis. Alguns dos alunos escolheram uma árvore do seu espaço casa, outros escolheram árvores do jardim e outros, inventaram uma árvore que gostassem. Os desenhos/ilustrações foram elaborados na disciplina de Educação Visual, criando-se uma atividade interdisciplinar. Tendo em consideração, a importância que as Árvores/ Florestas representam para a vida no Planeta e ainda, as consequências da desflorestação e incêndios na qualidade do ar a nível mundial, os alunos discutiram e refletiram sobre o assunto, sendo os trabalhos executados com mais entusiasmo e interesse. Nestas aulas, os alunos vestiram-se de eco arquitetos e criaram a sua casa na árvore, com materiais naturais e sustentáveis, protegendo assim a floresta.
Os materiais utilizados pelas ilustrações selecionadas foram, a folha de papel de desenho A3 e o material de pintura utilizado foi essencialmente lápis de grafite e de cor.

A ilustração representa um pequeno castelo na árvore, onde mora o ecolápis. Esta ecocasa, a querer ser um castelo, foi construída num enorme sobreiro que está no parque perto da minha habitação. Os materiais utilizados na sua construção são sobras de madeiras diversas, juncos para pendurar as lanternas e cortiça do próprio sobreiro. Neste castelo, o ecolápis desfruta de uma paisagem maravilhosa. Na sua ecocasa no inverno, abundam os musgos, as trepadeiras e os cogumelos onde ele pode relaxar.