ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio ao ser proposto aos alunos foi muito bem aceite por todos. As turmas envolvidas neste desafio foram duas turmas do 6ºano e uma turma do 5ºano, orientadas por duas professoras diferentes, num total de 73 alunos, cujas idades estão compreendidas entre os 10 e 14 anos. Os alunos iniciaram este trabalho no início do segundo semestre, pesquisando sobre o tema da Floresta, mas também sobre as Plantas Autóctones. A pesquisa e a recolha da informação, constituíram a primeira fase do trabalho, e serviu de estudo para a disciplina de Ciências Naturais. Posteriormente, cada um deu asas à sua imaginação e criatividade e, escolheram uma árvore a seu gosto onde iriam construir a ecocasa do seu Ecolápis. Alguns dos alunos escolheram uma árvore do seu espaço casa, outros escolheram árvores do jardim e outros, inventaram uma árvore que gostassem. Os desenhos/ilustrações foram elaborados na disciplina de Educação Visual, criando-se uma atividade interdisciplinar. Tendo em consideração, a importância que as Árvores/ Florestas representam para a vida no Planeta e ainda, as consequências da desflorestação e incêndios na qualidade do ar a nível mundial, os alunos discutiram e refletiram sobre o assunto, sendo os trabalhos executados com mais entusiasmo e interesse. Nestas aulas, os alunos vestiram-se de eco arquitetos e criaram a sua casa na árvore, com materiais naturais e sustentáveis, protegendo assim a floresta.
Os materiais utilizados pelas ilustrações selecionadas foram, a folha de papel de desenho A3 e o material de pintura utilizado foi essencialmente lápis de grafite e de cor.
Esta ilustração foi elaborada por uma aluna com défice cognitivo considerável, integrada no Decreto Lei 54/2018, com aplicação de medidas adicionais de avaliação (Art.10).

A ilustração representa um aranha-céus, onde mora o ecolápis. Esta ecocasa faz lembrar uma casa no céu. Foi construída num pinheiro muito alto, situado entre muitos no famoso Pinhal de Leiria. A ecocasa é feita de madeira, com ramos, flores e muitas folhas. O ecolápis para lá chegar, tem de subir muitas escadas, todas elas em madeira, de pinho. Todos os dias ele dá os bons dias aos animais que por ali habitam.