ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Deu-se início ao trabalho divulgando os objetivos pretendidos, o respetivo regulamento e prémios do desafio Eco Lápis a todas as turmas da Escola Básica EB 2.3 Dr. Carlos Pinto Ferreira.
Verificando o entusiasmo dos alunos e a disponibilidade para a consecução começaram por fazer um trabalho de pesquisa de acordo com os elementos a figurar nos desenhos.
Seguidamente, nas aulas de Educação Visual iniciaram o esboço dos elementos que compõem o desenho, utilizando o lápis a carvão e folhas A3. De seguida, passaram à ilustração das imagens cujas características físicas particulares podem estar adaptadas á vida terrestre, aquática ou aérea tornando-se assim um Super - Ecolápis.
Durante a execução houve o apelo à originalidade e à criação de figuras originais imaginárias.
Estes trabalhos foram apelativos para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidade e atitudes não só no âmbito Artístico como também no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Promoveu a reflexão sobre os impactes produzidos pela compra, utilização e desperdícios dos produtos e ainda, desenvolver a criatividade.
Os alunos corresponderam ao desafio de forma briosa e criativa, demonstrando em cada trabalho a preocupação maior de zelar pela preocupação da preservação do meio ambiente e pela sustentabilidade do nosso Planeta – a Terra.

A Terra não seria habitável sem os Oceanos.
Esta tremenda importância reside no papel dos oceanos na regulação das mudanças climáticas e acidificação dos oceanos. Nos últimos tempos, a criação de áreas protegidas é fundamental para a proteção de ecossistemas fragilizados, como os recifes de corais, mas também no acesso a alimentos e medicamentos, e ainda a diminuição das atividades antropogénicas que danificam os ecossistemas marinhos e contribuem para o aumento do efeito estufa.